PLANO DE SAÚDE COBRE CANABIDIOL PARA PESSOA AUTISTA?
- Lucas Simon
- 27 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de mai. de 2023

Inicialmente, consideremos alguns benefícios dos medicamentos à base de cannabis. O canabidiol é um medicamento que proporciona qualidade de vida ao paciente com autismo. É mais comum ser utilizado em crianças, isso porque é recente o aumento de diagnóstico em adultos, mas é para atender a todos, e não só pacientes com autismo, mas também com epilepsia, doenças como Alzheimer, Mal de Parkinson etc.
O medicamente é à base de Cannabis Sativa, como o nome deixa claro, mas a maior resistência para uso é preconceito, pois é cientificamente comprovada sua eficácia, porém ressalvo que ainda temos pesquisas sendo desenvolvidas. Os canabinoides mais comuns são o delta-9-tetraidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD).
O medicamento não é milagroso, desconfie de tudo que se vende como “cura”, o CBD tem sua eficácia comprovada para agir na ansiedade, irritabilidade, insônia, agressividade etc. O medicamento promove melhora significativa no comportamento, funcionalidade e qualidade da vida dos pacientes com autismo. Mas os benefícios não param por aí, existem considerações sobre a ação dos canabinoides influenciarem nos sintomas centrais do transtorno, como na interação social.
Em pesquisa científica realizada (Experiência de vida real do tratamento Médico da Cannabis no Autismo: Análise de Segurança e Eficácia) foi constatado, resumidamente, que os principais sintomas que foram relatados como melhorados foram: inquietação, irritabilidade e ataques de raiva, agitação, problemas do sono, ansiedade, constipação e problemas na digestão. Esse tipo de melhora foi notado em pelo menos 75% dos participantes.
Nas exatas palavras da pesquisa: “O questionário A taxa de resposta aos 6 meses foi de 60%, pelo que as estimativas da eficácia e segurança do tratamento podem ser tendencioso. No entanto, a alta adesão (acima de 80%) com o tratamento fornece uma boa evidência dos pacientes e satisfação dos pais com o tratamento.”
Pesquisas ainda são desenvolvidas, mas o uso já é muito indicado, inclusive o Brasil permite, até então, 18 medicamentos à base de Cannabis.
Apesar de, recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CMF) ter editado uma resolução que restringia o uso da cannabis medicinal, seus efeitos foram suspensos, por ora, e uma consulta pública está acontecendo.
Então, constatamos duas coisas: produtos à base de cannabis podem ajudar no tratamento da pessoa autista, e também é liberado no Brasil, não é crime! Mas isso não quer dizer que é liberado com facilidade, existe um compilado de regas a serem seguidas, por isso um profissional capacitado a te ajudar é muito importante.
O melhor tratamento para o paciente é sempre indicado pelo médico que o acompanha, então, devidamente comprovado (através de pesquisa científica), o paciente tem direito a fazer uso do canabidiol — é obrigação do plano de saúde dar cobertura a esses medicamentos, pois o que vale é a indicação do médico!
O médico sempre indica e sabe qual é o melhor tratamento para o paciente, e, sabendo disso, não concorda que é ele quem deve prescrever o medicamento? Desde que, em regra, o medicamento seja autorizado no Brasil, não há motivo para restrição, se o médico sabe o que é melhor para seu paciente. Assim, esperamos que o retrocesso da decisão do Conselho Federal de Medicina (CMF) caia por terra!
E ai, já ouviu falar do Canabidiol e de seus benefícios? Concorda com o uso ou acha um absurdo?
__________________
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que eu posso te ajudar!
Caso você prefira um contato mais próximo e me contar o seu caso, me envie um e-mail no endereço: lucassimon.adv@gmail.com
Comments